Saída de Campo H

À Procura das Águas

Género: Acção e Aventura, ao vivo e a cores
Classificação: Alunos maiores de 11 e Professores maiores de 21
Estúdios: Fraga de Água d’Alta, Miradouro do Mosqueiro, Praia Fluvial de Cambas e Garganta da Malhada Velha (Oleiros)
Duração: 5 horas

Trilho Pedestre: PR3 - Georota do Orvalho (1,5 Km)

Estudo do Meio / Ciências Naturais  / Biologia e Geologia / Geologia + Educação Física

A primeira paragem que os alunos e professores fazem permite-lhes deliciarem-se com a deslumbrante visão da maior cascata do Geopark – a Cascata da Fraga de Água d’Alta, na freguesia do Orvalho. No caminho até chegarem a este monumento da Natureza, encontram uma nascente de águas límpidas e cristalinas. Aqui vão poder analisar as propriedades da água, pois vão prová-la e vão também verificar o seu efeito sobre algumas substâncias! E finalmente chegados à Cascata é hora da história da sua formação ouvir, atenção a todos que, já já a seguir, chega a altura de desenharem ou escreverem uma pequeno texto sobre a linda cascata da Fraga de Água d’Alta! Cada um escolhe consoante os seus dotes artísticos o desenho e pintura ou a escrita, que podem levar como recordação desta sua Visita de Estudo, no Concelho de Oleiros! De seguida dirigem-se para o Cabeço do Mosqueiro, na serra de Moradal, onde se localiza um miradouro. A partir dele é possível abarcar com a vista a paisagem a toda a volta. Aqui, o desafio proposto é identificar e localizar vários aspectos da paisagem, tais como as serras, o rio Zêzere e as povoações, em relação a um ponto ou usando uma bússola. Deste ponto alto ainda se podem observar as plantas espontâneas e cultivadas da sua zona envolvente. No miradouro é possível verificar que os quartzitos são usados, por exemplo, para revestimento dos muros, para pavimentação e para construção de casas. A seguir têm a opção de ir até à Praia Fluvial de Cambas para navegarem de canoas nas águas do Zêzere e testar a pontaria no tiro com arco, na margem do rio. Por fim, vão à Malhada Velha, local onde o rio conseguiu desgastar os quartzitos e atravessar a enorme muralha de rocha que lá existia. Observando o rio surgem várias questões nas mentes irrequietas: Onde são a nascente e foz deste rio? Como se sabe qual é a sua margem direita e esquerda? A água dos rios está sob que forma – sólida, líquida ou gasosa? A água é essencial aos seres vivos! Este é um local em que a paisagem é maravilhosa! Todos têm um papel importante na defesa e proteção da Natureza! Monumentos como este devem ser conservados, para que a grande diversidade de plantas e animais existentes não desapareçam.

Geonaturescola ?2024 - Visitantes: 621278 - Desenvolvido por: citricweb.pt