Saída de Campo J

Conservação da Natureza no PNTI: o caso do Monte Barata

 

De: Naturtejo
Com: Monitores da Naturtejo, Alunos e Profs. da Escola
Género: Acção e Aventura, ao vivo e a cores
Classificação: Alunos maiores de 13 e Professores maiores de 21
Estúdios: Centro de Interpretação Ambiental de Castelo Branco, Monte Barata (localizado na área do Parque Natural do Tejo Internacional - PNTI), junto à aldeia de Monforte da Beira
Duração: 6 horas
Disciplinas: Ciências Naturais / Biologia e Geologia / Geologia / Conservação da Natureza

Argumento:

Alunos e Profs. chegam à Cidade de Castelo Branco. No Centro de Interpretação Ambiental de Castelo Branco, assistem a uma palestra sobre a biodiversidade, geodiversidade e Conservação da Natureza no Parque Natural do Tejo Internacional, proferida por uma Técnica do PNTI. De seguida, fazem uma viagem virtual ao Parque Natural do Tejo Internacional, através dos 14 equipamentos de exploração interactiva do Centro de Interpretação Ambiental. Depois é hora da visita real ao PNTI! Vão até Monforte da  Beira e seguem em direcção ao Monte Barata, uma reserva para a Conservação da Natureza, gerida pelo Núcleo de Castelo Branco da Quercus e que está incluída no território do PNTI. Aí, vão conhecer a Estação da Biodiversidade do Monte Barata, percorrendo um trilho de dificuldade baixa, com cerca de 4km. Ao longo do percurso existem 8 paragens assinaladas com um painel interpretativo, destacando espécies características da fauna e flora, das mesmas. Da flora presente, salientam-se os montados de sobreiro e azinheira, os tamujais, o rosmaninho, e outras aromáticas, algumas orquídeas selvagens, o olival, e salgueiros e freixos junto às linhas de água. Relativamente à fauna que se poderá observar ou vestígios da mesma, nomeia-se o texugo, a raposa, a geneta, o veado, o javali, o grifo, o abutre-preto, a águia calçada, a águia-cobreira, a rã, a salamandra, o cágado de carapaça estriada, o sardão comum, várias espécies de borboletas e de libelinhas..  
É tempo de identificar e registar no caderno de campo, ao vivo e a cores, as espécies da biodiversidade que observam, bem como a geodiversidade que as suporta. E ao longo do trilho conhecem in situ as estratégias e infra-estruturas desenvolvidas para a conservação da Natureza, no Monte Barata.

Fazer inscrição →
Bem-Vindos 'a Geonaturescola!

Conheça os nossos programas inscreva os seus alunos. Esperamos por vocês!

ApoiosRede Global

Geonaturescola ?2017 - Visitantes: 194496 - Desenvolvido por: citricweb.pt