Saída de Campo A

Na Rota dos Fósseis de Penha Garcia em busca dos vestígios das Trilobites (Cruziana)

 

De: Naturtejo
Com: Monitores da Naturtejo, Alunos e Profs. da Escola
Género: Acção e Aventura, ao vivo e a cores
Classificação: Alunos maiores de 5 e Professores maiores de 21 anos
Estúdios: Parque Icnológico de Penha Garcia
Duração: 3 horas (5 horas se incluir Desportos de Natureza opcionais)
 

Argumento:

Os alunos e professores, depois de percorrerem a pé as estreitinhas ruas entre as casas da aldeia, sendo as mais antigas construídas em quartzito, sobem ao Castelo Templário do séc. XIII. Aí contemplam a paisagem de Penha Garcia e ouvem contar quer a história do seu povoamento, quer a geológica.

De seguida, são convidados a descer ao vale do rio Ponsul, a vestir o fato de mergulho e a calçar as barbatanas, para iniciar a aventura de recuar no tempo 480 Milhões de Anos (Ma) e mergulhar no mar pouco profundo que banhava a área de Penha Garcia. Assim, poder-se-ão sentir a nadar ao lado de seres primitivos que constituíam as comunidades marinhas de outrora, tais como as Trilobites, podendo espreitá-los para conhecer os seus segredos e estratégias de sobrevivência, já que muitas vezes eram incomodados por enormes tempestades e, de quando em quando, por pequenos sismos… Fica o convite à imaginação… Já de volta ao mundo real, no vale do rio Ponsul lêem as rochas onde abundam as Cruziana, entram na “Casa dos Fósseis” e nos moinhos de rodízio que em tempos idos foram o ganha-pão dos moleiros da aldeia.

Os viajantes do tempo, menos temerosos, podem ainda voar sobre o vale do Ponsul, escalar ou deslizar sobre fundos marinhos de outrora, hoje praticamente verticalizados ou fazer canoagem na albufeira de Penha Garcia.

Bem-Vindos 'a Geonaturescola!

Conheça os nossos programas inscreva os seus alunos. Esperamos por vocês!

ApoiosRede Global

Geonaturescola © 2014 - Visitantes: 62887 - Desenvolvido por: citricweb.pt